quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Por Que Devemos Ter Prudência Sem Perder A Simplicidade?


“Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos, sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como os pombos.” (Mateus 10, 16)

  Certamente, assim como em nossos dias, nos dias do Senhor Jesus aqui na terra, ser cristão numa sociedade não cristã, era como ser ovelha em meio aos lobos; E, conforme pensava Jesus, se faz necessário ser prudente, sem perder a simplicidade.
  Quando se analisa o coração das pessoas que encontramos pelos caminhos da vida, de forma equilibrada, é possível ver um pouco do que acontece no mundo. No mundo em nossa volta, estão pessoas sensatas, pessoas insensatas e, pessoas que, apesar de insensatez (que faz parte de si), procuram fazer uso de esperteza pra tirarem algum proveito de quem for na conversa delas... Isso mesmo! Gente que se faz de amiga, dando-lhe uma cacetada bem maior do que se pode pensar!
  Então como agir, reagir e interagir de forma equilibrada? 
O Mestre dos Mestres diz: Cuidado com as pessoas, pois vos entregaram aos tribunais e vos açoitaram nas sinagogas (Mateus 10, 17) O que Jesus nos diz nessa frase: ser Prudente nos leva a agir buscando evitar tudo que julgamos fonte de erro ou danos. Ao mesmo tempo em que, Simplicidade é a forma simples ou natural de viver, ou de dizer ou de escrever, etc.. Certamente, o que existe em excesso pragmatismo e de perfeccionismo na sociedade, falta em relação a PRUDENCIA e a SIMPLICIDADE.
  A lenda nos conta que um escorpião conseguiu convencer um elefante a atravessar um rio, ao invés de gratidão, uma ferroada com a justificativa que seria sua natureza....
  Diante disso, algumas pessoas podem achar que a solução seria desconfiar de tudo e de todos. Contudo, apesar disso os mesmos problemas continuaram existindo por que há uma disposição mental reprovável no coração do homem.
  Acreditamos que o equilíbrio necessário entre a forma de ser e de ter, em nossos dias, nos levaria à qualidade de vida saudável... Inclusive, a Palavra de Deus nos apresenta todas as orientações necessárias e, o exemplo prático de pessoas que foram e viveram além do próprio tempo, porque tiveram como opção preferencial o Andar com Deus, em seu dia a dia...

Bjim Abençoado,
Josiane Anjos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...