sexta-feira, 11 de março de 2011

Fazer Caridade ou Ter Caridade?

Dar de Si Mesmo... Conheceremos se a Árvore é boa, pelos Frutos!


 A caridade não é o que muitos entendem e não tem significado nenhum quando está condicionada a um “alívio” de consciência, pois se a palavra nasce de “caritas” que significa amor, esta não se liga ao neologismo reparador da injustiça. Nos sentidos cósmicos, esta palavra significa “sustento” ou “investimento”, e se as pessoas compreendessem que todas as interações são taxadas pelas consequências de tudo a tudo, tomariam muito cuidado ao abrir a boca e fazer as suas “caridades”.

O Senhor disse que Caridade é: 1º- O puro amor de Cristo, 2º-Amar o próximo como a si mesmo, 3º- A maior de todas as dádivas de Deus, 4º- O amor perfeito e eterno.

Muitas das riquezas não podem ser usufruídas pela comunidade, pela simples perversão e ignorância ou falta de amor, que deriva da incapacidade de compartilhar. Geram daí situações constrangedoras que envergonham a humanidade, e até mesmo violências que levam a um prejuízo comum.
A caridade exige ensino, participação, criatividade, sagacidade e dinamismo na solução de problemas, para interconectar se nas riquezas do bem estar coletivo, no respeito ecológico e do bem viver, e assim serão balanceados os méritos e “sustentos”, além da evolução espiritual, no aperceber -se dos profundos níveis de felicidade decorrentes da saúde, das oportunidades, das trocas, na graça e na sapiência. É preciso ver na pessoa do outro a vida divina que nele habita, infundida pelo Batismo, conservada pelos demais sacramentos, e aprofundada na prática dos ideais do Evangelho.
A passagem Bíblica que diz:"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"( I Coríntios 13,4) Significa que tudo tem sua hora, saber esperar é próprio da caridade, é buscar na sabedoria cristã o esclarecimento para as suas  dúvidas.

 Sempre que se perceber fora dos atributos que constituem a caridade,  erga a cabeça, recomece novamente o caminho, sem desespero ou pressa, mas a passos firmes e corajosos. Deus nos guia...
Lembrando que estamos na quaresma, tempo de conversão e arrependimento... por tanto, tenha caridade! 

Deus te abençoe!
Fiquem com Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...